
Clodovil Hernandes foi um estilista, apresentador de televisão e político brasileiro.
Começou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu que desenhasse uns vestidos. Numa página de caderno desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, aonde a gerente comprou seis modelos. O talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) às famílias Diniz e Matarazzo. Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro.
Consagrado como estilista nos anos 60 e 70, foi convidado a trabalhar na televisão, aonde também virou moda, permanecendo por mais de de quarenta anos; foi apresentador de inúmeros programas em diversas emissoras. Após sua demissão da emissora RedeTV! em 2005, criticou sua antiga emissora assim como outras pessoas que nela trabalhavam e perdeu espaço na televisão brasileira.
Foi conhecido principalmente por seu caráter polemizador, sendo homossexual assumido, e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e antissemitismo.
Lançou-se deputado federal nas eleições de 2006 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos.
♂ Elisiário, 17 de junho de 1937
♀ Brasília, 17 de março de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário